Trogloditas sociais
Vou pedir licensa a aqueles que lêem o blog para utilizar ele para outros fins.
Estava dando aula hoje por motivos técnicos não conseguí finalizar, e faltou apresentar esse material.
O tema da aula era “Fenômenos Grupais e Principais Teóricos” e a demonstração tem caráter acadêmico. Não estou aqui para julgar, analisar ou comentar sobre qualquer pessoa,mas uma vez que o fato se tornou público, posso utiizar ele em exemplificação em sala de aula.
Quando lidamos com fenômenos grupais sabemos da dinâmica implícita aí e todas as suas características (Lewin), assim como as características de grupos operativos (Picho Riviere) e Psicoterápicos.
Este vídeo serve para exemplificar o que enquanto grupos (ou multidões, e aí depende de analise dos componentes que fazem um grupo) há a possibilidade de se realizar atos antes não permitidos pelo Superego de uma maneira individual. Há uma “contaminação” em progressão geométrica. É possível perceber que muitos nem sequer sabem do que se trata ou do que está acontecendo, mas são incentivados a xingarem e participarem desse ato grotesco e primitivo. São situações assim que nos fazem analisar o motivo pelo qual grandes líderes mundiais conseguíram difundir idéias absurdas e monstruosas, pois contaram com essas questões grupais.
O momento mágico de construção de conhecimento em sala de aula está dando lugar para outras pulsões, que não condizem com o local em questão. É como se as pessoas fossem a um shopping center para fazer uma novena.
Se a moça tem interesse em aparecer na Gimenez, posar na Sexy ou fazer filme das brasileirinhas, interessa somente a ela e a quem comprará seus produtos. Há espaço e mercado para todo tipo de produto. O que assusta no vídeo nao é ela, e sim, a reação dos que seriam estudantes do ensino superior, e não baderneiros em escolas, cheais de adolescentes rebeldes.
Isso, pra mim, só mostra o qual arcaico e pré-histórico estamos enquanto grupo social, que faz baderna, xinga uma pessoa pela sua vestimenta, incendeia ônibus e mesmo asism ainda se cala diante de roubalheiras e falcatruas políticas.
Life goes on...
4 comentários:
O povo exagerou. Aquilo parecia uma caça às bruxas de Salem. Medíocre.
caro amigo agora eu retiro meu comentarinho do twitter sobre machismo hehe adoro ler seu blog e me senti sua "aluna" lendo o texto.voltei no tempo...
Qual é seu ídolo? Seguidamente me deparo com essa pergunta e a resposta e sempre a mesma: Che Guevara e Vanessa da Mata... Ídolo de ideologia (estudada e pesquisada durante faculdade) e ídolo de sonoridade ( Vanessa praticamente escondeu meus ídolos músicas quando a conheci.. virou Diva). O ser humano é movido por identificações.. Basta ligar uma TV, ler um livro, ouvir um som que a gente logo se identifica.. Ai, eu entro com minha análise do seu texto, amigo manauara, no caso da 'roupa apropriada'.. Simples.. Quando uma pessoa tem acesso a meios fáceis de comunicação, ( e eu nem me limito a internet) a coisa muda de figura! No momento que vc pega um programa passando em rede nacional, as 21hs da noite de um domingo onde vc vê mulheres seminuas em um palco ou uma saia curta em um senado federal e uma conquista de ridicularização de um membro votado, a mente humana, por vezes não arraigada em uma conduta digamos, normal, pira um pouco a sua mente e entra em conflito com seus princípios.. O q falar dos BBB's da vida que mostram coxas grossas e uma calcinha visível em pleno programa de bela audiência passando em torno das 22hs?
Se a menina da Uniban, praticamente linchada pela hipocrisia e a falta de raciocínio primata de criaturas que se dizem seres humanos, foi vestida ‘inapropriadamente’ para uma sala de aula, não seria, simplesmente, um reflexo da sociedade e do que ela ingere como aceitável enquanto bastaria mudar o canal da TV? Ok, eu não vou na igreja de sunga, mas Jesus Cristo defendeu Maria Madalena....
Em resumo.. se todos fizessem uma análise de sua própria conduta, ninguém atiraria pedra em alguém..
Falei demais.. Mas é o que eu penso sobre isso tudo!
Gostei do seu post, como sempre... Sempre me questiono sobre a comercialização do ensino, afinal algo comercial busca mais pessoas que paguem por ele não importando com a qualificação. Enfim, esse vídeo serve de alerta. Não devemos procurar apenas por diplomas na parede e sim fazer uma busca mais minuciosa quando precisarmos de um profissional da área que for... Abs.
Postar um comentário
Escreva o que quiser, mas lembre-se que não sou um vaso sanitário :)