Tecnologia do Blogger.

24/11/2009

Analfabetismo Digital


Estava indo dormir quando algo despertou minha ira. Sim....tb sinto raiva e ódio de tempos em tempos. Lí, relí, pensei, refletí e tentei digerir.... e achei melhor colocar tudo pra fora sobre o que me incomodou e, quem não gostou, pode pular e ler outro blog no botão lá no topo.

Analfabetismo virtual é algo que me preocupa há muitos anos. As tecnologias mudam, se aceleram, criam e recriam, e estão sempre na ponta. São poucos, infelizmente, que acompanham tudo isso e temos um atraso grave em relação a outros países. Gostamos muito de ficar online, mas brincando, jogando

, batendo papo. Muito da parte séria da Internet ainda pode ser aprovietada aqui na nossa terrinha.Mas de tempos em tempos me deparo com algumas situações que me preocupam e que me fazem refletir se algum dia chegaremos lá....e quanto tempo isso irá demorar. Vou citar 4 exemplos do que eu chamo de analfabetismo digital. Qualquer semelhança terá sido mera coincidência...

1 – Um processo administrativo é aberto tendo como prova uma postagem do ORKUT, impressa e ADULTERADA no Word. Nenhum funcionário que recebeu, ou teve qualquer contato com tal documento, teve a menor idéia de que o material teria sido adulterado. NENHUMA prova concreta, arquivo digital foi solicitado. Seria como voce chegasse com um documento em XEROX, com assinatura falsificada e o processo desse continuidade. Analfabetismo digital total.

2 – Um processo trabalhista é “forjado”e a única testemunha é amiga daquele que requer indenizaçao. São apresentadas provas de mídias sociais que invalidam tal testemunha, mostrando o ato grau de intimidade e relacionamento de ambos. Juiz decide que nao são suficientes, pq nao conhecia tal mídia e tecnologia. Qnd recorrido, todos os demais juízes concordam que OBVIAMENTE ambos eram amigos e que as provas digitais eram mais do que suficientes. Houve desconhecimento total de quem primeiro julgou.

3 – Um processeo envolvendo danos morais, com fitas, vídeos e todas as provas possíveis é desconsiderado pq o tema envolve virtualidade, e aí, as coisas complicam e por não entenderem, dão razão a quem é pessoa jurídica.

4 - Em evento cultural internacional, entraram em contato com a organização, perguntando sobre divulgaçao no twitter. Uma lista com nome de blogueiros importantes e twitteiros foi ofertada, mas foi NEGADA por total desconhecimento da ferramenta. Resultado? evento foi FRACASSO de cobertura.


Aí...eu leio o blog da @rosana com a história desse blogueiro. Mais um caso puro de analfabetismo digital.

Para quem não leu ainda, segue abaixo o link. O blogueiro deve 16 mil penhorados por ter no seu blog um post ANÔNIMO falando mal de uma sra, em uma confusão da escola. A analogia é perfeita. É como se alguém pintasse o muro da sua casa falando mal de outrem, e VOCÊ fosse condenado pelo insulto. Isso é de um absurdo desconhecimento de cibercultura BASICA

Blog da Rosana - http://blogs.r7.com/querido-leitor/2009/11/24/comentarios-moderados-sim/

Blog Silenzio - http://silenzio.blogueisso.com/2009/11/23/a-justica-e-mais-cega-na-blogosfera/

Leiam os dois e se apavore com a total ignorância aplicada no caso.

Isso me faz refletir que estamos a milhares de anos-luz de termos uma sociedade que ENTENDA a cibercultura e nao se mantenha atrasada na era da revolução industrial.

Tenho um amigo próximo que está concluíndo uma especialização em Direito da Tencologia da Informaçao, mas ainda são POUCOS que conseguem dominar isso.

Até esta leva de profissionais chegar até onde as decisões são tomadas em grandes instâncias, teremos que conviver com tais demonstrações públicas de atraso e ANALFABETISMO DIGITAL?

Fica a reflexão.....#prontofalei

Enquanto isso, em países onde a cibercultura ja fundiu-se com a cultura, advogados recebem notificação via twitter e fraudes contra a previdência são supostamente desmascaradas pelo facebook. Temos muito CHÃO

1 comentários:

Anônimo disse...

Hi, Eduardo...

Infelizmente esta é a nossa realidade!

Particularmente, sou contra qualquer tipo de censura, mas depois desses problemas todos, tive que voltar a moderar os comentários no blog.

Muito boas as colocações de seu post.

[]'s @inaciorolim

Postar um comentário

Escreva o que quiser, mas lembre-se que não sou um vaso sanitário :)

  ©Inconsciente Aberto - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo