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09/12/2009

Virtualidade e Atendimento Online - #Fail


Vou aproveitar meu momento ócio para colocar algumas coisas que observo no mundo virtual.

Sou usuário há pelo menos 12 anos. Quase o mesmo tempo que pesquiso sobre a relaçao entre Psicologia e Informática. Tb já atuei na área de atendimento ao cliente, tanto no Brasil quanto no exterior. Ou seja, SEI o que é ser bem atendido e onde as coisas “apertam”. E algumas me incomodam ainda aqui no Brasil, mesmo depois de anos e anos de evoluçao tecnológica.

Somos o primeiro país em horas de acesso online...wohoooo......NADA...grande porcaria. Passamos a maior parte do tempo fazendo besteiras online e nao é a toa que chamos chamados de gafanhotos digitiais por aí.

Em termos de atendimento ao cliente, estamos ha anos luz das empresas mundialmente reconhecidas por sua excelência nesta área. Alguns pontos que me incomodam:

1 – Voce compra em um site.... Tem um telefone de vendas, que é 0800, mas o SAC, é em SP. Depois que vc já pagou e tem que reclamar, PROBLEMA É SEU. Você que pague pela ligaçao. Depois reclamam que brasileiro não faz tanto compras online. É OBVIO...com esses serviços precários, fica meio difícil mesmo.

2 – Quando ELES não cumprem o prazo (os sites), o problema é SEU. Ou dizem que você nao estava em casa, ou que rejeitou o pacote ou que a Cuca (do Sitio do Pica-Pau Amarelo) comeu seu embrulho. Eles nunca admitem um erro. Uma vez me enviaram um pacote VAZIO, sem o livro. É melhor rir, para não chorar.

3 – Sites que tenham telefones de contato 0800 que não aceitam ligaçoes originadas de celular. #FAIL. Em pleno século XXI a telefonia celular já tomou conta do mercado e nem todos são obrigados ou tem interesse em ter telefone fixo.

4 – Sites que criam cadastros IMENSOS, pedindo idt, cpf, data de nascimento, etc etc etc...para SIMPLES cadastro.....só faltam pedir seu tipo sanguínio e dois contatos de referência. Isso só para ter acesso a conteúdo? #FAIL de novo, pois o interesse em ter leitores é DELES também.

5 – Serviço de atendimento via CHAT onde os supostos atendentes robóticos copiam e colam frases compulsivamente, como “aguarde um momento por favor”, e repetem a mesma informação que você obteve online no site. #FAIL. Se é para ler o que está no site, nós tb sabemos ler. O ruim é quando estas informações estão ERRADAS e você tem que dar aulas de geografia ou matemática simples para o usuário.

6 – Com esse “baby boom” do twitter, muitas crianças (perfis) foram gerados sem planejamento. O resultado é essa constante chuva de floods com tweets coorporativos, sem QUALQUER interatividade. Para enviar informaçoes sobre promoçoes, existe a lista de emails. Twitter é para INTERAÇAO, nao para diarréia digital! (#prontofalei)

7 – Você manda um email para algum gabinete de Senador, e ele se acha sempre no direito de te mandar, semanalmente, um suposto “diário de coisas que finge que fez”. Com que autorizaçao? Falta de educaçao online total. Enviar um email não dá permissão de te incluir em listas de SPAM. (#prontofaleidenovo)

8 – Muitas vezes é mais fácil, rápido e seguro comprar em um site internacional do que em um brasileiro, pois além do atendimento melhor, são mais rápidos na entrega. #fato

9 – Sua Internet não funciona.....e de todo mundo é assim. Acho que só mesmo aqueles “pai-trocinados” pelas empresas que não reclamam. Você manda email, liga, faz de tudo....e NADA. Estão sempre tentando resolvendo, atendendo, entendendo, nada fazendo, e embromEndo o cliente. Liga pra quem? Pra Anatel. A operadora te dá o telefone ERRADO. Você consegue o correto e.....oopos...”ocupado”...#FAIL – todos temos horas e horas nos nossos dias que separamos exclusivamente para “estarmos aguardando, e estarmos esperando” para sermos atendidos. (ironia)

10 – Marque uma visita técnica de uma empresa de Internet. A minha foi marcada para último sábado, à tarde. Acho que entendí errado e o agendamento foi para 2010. Continuo esperando na minha cadeira de balanço e já tricotei um sobretudo! #FAIL

11 – Você compra um presente online, esperando que ele chegue na data programada: A – ele chega DIAS depois, e você perde aquele momento esperado de presentear. B – o presente é enviado para o endereço ERRADO e o problema é SEU tb! #FAIL

Resumindo...de que adianta ter um país com exorbitantes números de acesso a Internet se:

A – nosso atendimento ao cliente é um LIXO #FAIL

B – os sistemas de delivery são umas porcarias #FAIL

C – os sites são cheios de bugs e não passam segurança #FAIL

D – nossa internet NAO PRESTA e fica mais off do que on #FAIL

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