Tecnologia do Blogger.

08/04/2010

Mentira como um mal necessário


Essa semana assistí partes de um filme num vôo, q me deixou pensando sobre o assunto.

O filme em questão é A Invenção da Mentira (The Invention of Lying, EUA - 2009). Infelizmente não conseguí ver até o final, mas até onde me foi permitido, gostei muito das reflexões trazidas pela película.


Imagine o mundo onde não houvesse mentira. Imagine um mundo onde não houvesse Superego tão rígido, nem a necessidade de controle de algumas de nossas pulsões. Imagine um cenário onde todos fossem “super sinceros”.

Temos o espaço perfeito para reflexão sobre os impactos que as mentiras tem no nosso cotidiano, e podemos perceber que, caso esta não existisse, deixariamos de ter grande parte de nossos sentimentos e comportamentos, ou seja, parte da nossa “humanidade”. Situação totalmente hipotética e fictícia, mas que seria interessante de se observar.

Um dos pontos mais interessantes é quando, depois do surgimento da mentira, se “inventa”a religião, como uma necessidade de aliviar a humana angústia de saber de onde viemos e para onde vamos. Lindas as cenas, e não se assuste se ficar emocionado.

Bom filme!

0 comentários:

Postar um comentário

Escreva o que quiser, mas lembre-se que não sou um vaso sanitário :)

  ©Inconsciente Aberto - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo