Tecnologia do Blogger.

03/09/2009

Depressão o Mal (não estar) dos próximos 20 anos!

Ontem ouvindo a CBN, fiquei sabendo que a ONU (Who) declarou que em 20 anos a Depressão será o grande poblema das sociedades, atingindo maior parcela da população, muito mais do que qualquer outra doença.

Um professor da Unifesp (desculpem, mas estava dirigindo e não peguei o nome) mencionou alguns pontos importantes sobre esse fato, e a questão de não estarmos, nós Brasil, bem preparados para esse futuro tão próximo.

Atuo em consultório e já vejo na prática clínica essa incidência e concordo com tal professor que as classes mais atingidas são as menos desprovidas financeiramente. A quantidade de pacientes encaminhados para psicoterapia, com sintomatologia dos transtornos de humor é alarmante.

Faltam realmente investimentos em Psiquiatria, e sobram investimentos na indústria farmacêutica. Sobram psicólogos mal formados, e faltam serviços de psicoterapia de qualidade. Quem atua na área sabe dos problemas que enfrentamos.

Faltam investimentos públicos, tanto em profissionais psiquiatras e psicólogos nas redes, quando na distribuição de medicamentos mais modernos, com menos efeitos colaterais. Faltam tb trabalhos educacionais de adesão medicamentosa ao tratamento, assim como faltam também campanhas para a redução do preconceito em relação aos sofrimentos psíquicos (esse foi mencionado pelo professor).

Se em 20 anos teremos essa previsão para os transtornos de humor, só me falta pensar que a proliferação de “seitas e igrejas” será diretamente proporcional, pois pelo que percebo, nos dias de hoje, quando a saúde pública deixa a desejar, é para lá que esses pacientes correm, em busca de auxílio.

Auxílio espiritual que se faz “necessário”, mas não suficiente para tratar de um problema de origem biológica e psicológica. A "neurose coletiva" servirá como "tampão" para um buraco deixado pela nossa saúde pública.


1 comentários:

Flavia disse...

Lendo o seu post aqui eu até desejei ser uma dessas pessoas que ficarão doentes em vinte anos... mas já passei pelo meu "bocado" qdo tive a primeira crise de sp. Tive um ótimo atendimento, mas sei q essa nao é a realidade no nosso enorme país. Bjks

Postar um comentário

Escreva o que quiser, mas lembre-se que não sou um vaso sanitário :)

  ©Inconsciente Aberto - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo