Tecnologia do Blogger.

04/09/2009

Yvones do Mundo Gay,

É é dia de #naohomofobia no Twitter e vou escrever artigo direcionado mesmo, bem específico. Quem não gostar que não leia mais a partir daqui. Em comemoração ao dia, vou escrever em alerta a esse público, que não teve ainda a informação legal na mídia de como algo acontece.

Recentemente acompanhei e vibrei com a personagem Yvone da novela da Glória Perez. Foi uma perfeição e ajudou tanto ao público leigo como aos profissionais. Aos leigos o livro também abre os olhos, e os tornam alertas para algo mais comum do que se pensa. Quem atua em consultório sabe do tamanho sofrimento que psicopatas por aí causam. É mais comum do que se pensa.

Ao mesmo tempo nos facilita a mostrar exemplos de uma patologia,bem estilo cinematerapia. (cinematerapia.psc.br).

Mas o que eu mais gostei foi a resposta que obtive ao mencionar que as Yvones tb estão no meio GLBTS. Sim, nenhuma área está isenta deles. Desde os menores núcleos familiares até grupos sociais maiores. Não seria diferente. Mas...pq nunca tivemos um personagem nessa ramo? Rs Temos heteros, homos, bis...psicopatia em toda as áreas, níveis, cores, orientação sexual, etc.

O caso do Ted Bundy é um clássico americano. A Anne Rule tem um livro que detalha a sua prisão. Os psicopatas masculinos agem de maneira distina dos femininos (ela tb tem um lvro sobre isso). Se voce complementar com todo o material da Dra Ana Beatriz, dá pra entender melhor.

O homem age de maneira mais dispersa, estilo filme: Jigsaw, Colecionados de Ossos e outro. O feminino tece uma teia de aranha mais proximal, estilo Misery e a tal Yvone. Esses são extremos, mas temos os que misturam os dois, e isso independe de orientação sexual.

Vou tentar detalhar com exemplos alguns casos que vão de nível médio ou alto, e são apenas situações não específicas (além da do roubo que contei que é sim e aconteceu comigo). Eu e alguns amigos, há alguns anos, observando as vezes essa movimentação e aproximação, brincamos com o nome “Sharon”, fazendo referência a Sharon Stone – Katherine Trammel – Instinto Selvagem – Psicopata Rainha Mãe (tipo a Deusa Mór das psicopatas)

Sim. Hospedei um amigo de um amigo, Ivone, em um carnaval e ao final, descobri que havia acessado meu notebook, roubado talão de cheques que estava no armário, falsificado assinatura e pedido carona pra descontar no banco. Isso tudo documentado, com Boletim de Ocorrência. Peguei pq conseguí os dados da conta que estava “resgatando” o cheque e conseguir resolver. Mas...é Yvone....mesmo modo de agir.

Tem tb aqueles casos mais clássicos, que muita gente conhece em Floripa. Tem a lenda urbana (q tem muito de verdade) do rapaz que rouba tudo, e vai sempre parar no Youtube. Tinha até comunidade. Rouba desde loja de telefonia celular, até sapatos de loja de shopping. É bem interessante de assistir aos vídeos – se não foram removidos ainda.

Tem o tipo que você conhece em uma noite e no dia seguinte já te adicionou no orkut, msn, já pegou seu número e te liga a cobrar. Sem menores pudores e se você deixar, em duas semanas tá pedindo pra dormir na sua casa depois da balada.

Quantas pessoas não conhecem o tipo que cria dívidas e dívidas para usar a roupa da moda e estar sempre na balada. E sempre arruma uma “treta” para resolver as dívidas. Passa por cima de tudo e de todos e está sempre bem. Sempre que possível, tb se “encostam” nas pessoas.

Quantos não conhecem aquela pessoa que está sempre mudando de grupos e flutuando, sem criar muitos vínculos e sempre sem uma “história”. Pulam de grupos em grupos e ninguém se preocupa em saber o pq. Esses acontecem mais nas cidades grandes com muitos subgrupos, mas são comuns sim. Aprontam em um grupo, somem e reaparecem em outro, distante. Yvone voltou pro mesmo grupo e por isso foi presa. Há anos que ia pulando e pulando de grupos e se dava bem.

Já ouví muitos reclamando que namoraram algúem, “investiram” – financeiramente falando – e a pessoa usou, usou, usou e depoos pulou fora. Quantos conhecem alguém que foi usado como “escada” por uma Yvone? Vixe...muitos...

Reparem que nas novelas, sempre tem um ou uma. Seja Flora, seja Yvone. Masculinos ou femininos, tem sempre um personagem com falha de caráter. (ah....tem indiana tb, a tal Suria)

Portanto, fique sempre atento. Desconfie de tudo que “é demais”. Psicopatas não “sentem” e nos imitam, mas no fundo conseguimos perceber alguma coisinha, mas preferimos acreditar numa ilusão. É sempre mais gratificante pro Ego não prestar atenção nesse “pequeno detalhe” e ir pra satisfação imediata. Aí você vira vítima de um deles, seja de qual maneira for, mesmo de leve.....

Sugiro, como sempre, que fiquem de olhos abertos, pois elas atacam...e é fácil, com o tempo, aprender maneiras de idenficar. Leiam o livro da Dra Ana Beatriz. “They are out there” como diriam no X-files.

Se quiser contribuir, posta mensagem como anônimo, contando alguma "sharon" ou "yvone" que voce já conheceu. rs Algo como grupo operativo pichoniano #VYGA Vítimas de Yvones Gays Anônimos.




1 comentários:

turetta disse...

Parabéns pelo artigo doutor. Adorei. (andreturetta)

Postar um comentário

Escreva o que quiser, mas lembre-se que não sou um vaso sanitário :)

  ©Inconsciente Aberto - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo