Tecnologia do Blogger.

04/09/2009

As “Yvones” da nossa vida…

Ontem acompanhei freneticamente o episódio de Caminho das ìndias. Não gosto de novelas, mas gosto de personagens. Acompanhei alguns núcleos, especialmente quando o tema era saúde mental. Não tem como negar os benefícios que Glória Perez trouxe para a saúde mental. Conseguiu quebrar alguns preconceitos e fornecer ótimo material informativo para quem atua na clínica. Foi bastante direta, bem amparada teoricamente e não deixou nada a desejar nas questões teóricas importantes. Isso tanto nas questões relativas a a esquizofrenia, quanto a psicopatia.

Comendo uma lata de leite condensado com nescau – q não era brigadeiro – me ví empolgado assistindo as cenas como se estivesse vendo um filme, e é claro, me lembrei de Misery, onde a Bates ganhou um Oscar. Me lembrei tb de Jogos Mortais, O adversário (que analisamos no www.cinematerapia.psc.br) e é claro, do Colecionador de Ossos. São tantos filmes bons que falam sobre isso...mas a novela estava tão boa quanto.

Gostaria de indicar a todos que lessem sim o livro da Dra Ana Beatriz Barbosa, chamado “Mentes Perigosas”. Ele trabalha a questão da “psicopatia” com uma linguagem muito acessível e tem um caráter de contribuição social muito grande, pois mostra uma realidade que nós profissionais “psi” vemos na clínica e que não aparece muito: psicopatas “aos rodos” por aí e pessoas sofrendo com eles.

Não conheço a Dra, nem faço merchan, mas quando algo é bom...eu recomendo...e recomendo mesmo. Cheguei a comprar algumas cópias e dar a amigos e parentes, que “precisavam” ver algumas coisas com outros olhos. Se você puder, compre ou empreste de quem tenha e LEIA. Voce pode levar um grande susto ao perceber que “eles” estão mais próximo do que pensamos.

E nisso, dou um alerta do público GLBTS. Sim...Os psicopatas, obviamente, estão inseridos nesse meio, e em TODOS os demais. Pelo amor de “cher”, isso não é homofobia. Quem não conhece alguém chamado de “truqueira” ou de “passa-perna”. Cuidado. Eu já fui vítima de uma. Passou o Carnaval como hóspede na minha casa e levou de recordação meus talões de cheques e ainda me pediu carona para ir ao banco fazer depósito. Nessas horas é que precisamos de mais “Silvias”, pra entupir um FDP desses de porrada.

Só não concordo com o final que estão planejando para Yvone. SINCERAMENTE. Acho que ela deveria entrar pro “hall” das vilãs que se deram bem. Podia pegar um avião, emprestado da Maria de Fátima (Vale Tudo) e ir pra Paris, encontrar com a Bia Falcão. Isso, pq o brasileiro precisa aprender que eles se dão bem sim, se safam da polícia muitas vezes e estão soltos, por aí. Os que são presos, são normalmente aqueles com menor poder aquisitivo.

Quem se interessar pelo tema, sugiro os livro tb Anne Rule, que trabalha com o FBI e relata os casos, tendo ajudado na prisão do TED BUNDY – o “fofinho” q deu origem ao termo “serial killer”.

Bom...sobre o bullying....isso eu escrevo depois....q achei muito bem pontuado pela Dra Ana Beatriz e estou esperando ansiosamente seu próximo livro, pois vai ajudar, mais uma vez, bastante.

Bjos e torçam para Yvone...rica, com dinheiro dos outros, morando no exterior...e por incrível que pareca, NAO É POLÍTICA. Parece raro, mas não é. Rs

[s]

Ps: sobre as mensagens de dúvidas que recebí, sobre limítrofes e perversos, depois explico melhor. Dia meio complicado e cheio hoje.

2 comentários:

Bruno disse...

Adoro as vilas. Eu torcia pra Flora terminar como rainha num trono dando risada de bruxa enquanto via o enterro de Donatela. Amo a cara de pau da Yvone. Sera que eu sou psicopata?

Rosalvo Streit disse...

Tb conheço uma yvone muuuuuito perigosa!

hehehehe

Postar um comentário

Escreva o que quiser, mas lembre-se que não sou um vaso sanitário :)

  ©Inconsciente Aberto - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo