Tecnologia do Blogger.

01/06/2010

Mais do mundo digital

Cada vez mais estamos em pixels, megabytes, TERAbytes, conexões, provedores, digitaliação e virtualidade. Estamos vivenciando um momento que ficará na história, como a transição de um período para outro. Algo como questões como a eletricidade, automóvel e grandes momentos de criação. Porém, desta vez todos são autores e inventodres, numa interação frenética nunca antes vista.

Ao longo dos anos vímos idéias darem muito certo, e depois caírem em desuso. Muito amis rápido do que o Vinil foi substituído pelo CD. Vimos empresas criadas, explodirem e falirem, em um piscar de olhos, nada comparado com a troca do VHS pelo CD. Tudo na virtual está muito intenso, muito rápido, muito pra “ontem”. É um reflexo dessa nossa sociedade quse virtualizada. Wohooo...vivemos em um momento histórico J

Vamos tentar entender alguns destes fenômenos interessantes, e alguns de seus produtos. Reparem que, futuramente, o temor histórico de “Era” será também alterado, contando apenas alguns meses ou anos....

- A Era do Mirc – Tivemos algumas tentativas de redes de conversas, para substituírem os famosos “145” oi “Disk-Amigos” (que voltaram hoje). O mirc proporcionava uma interação “rápida”, anônima e contagiante. As conexões eram ruins demais, em velocidades que hoje rimos só de lembrar. O barulho do modem fazendo “tchuuuuuuuuu-tchuuuuuuuuuuuuuuuu-tchuuuuuuuuuuuuuu” vai ser uma onomatopéia para píadas. Por anos o Mirc foi a sensação, até que foi caindo em desuso. Perdeu a graça, e muito se deve também a brigas políticas de grupos já virtuais. (juro não entrar em uma das primeiras guerras de Ego do virtual. Nao devemos falar de uma guerra ainda não cicatrizada....)

A necessidade de interação continuar, e a famosa “florizinha” do ICQ apareceu. Foi uma sensação. Ao invés do anonimato e das fantasias do Mirc, tinhamos nome e número de UIN. Era como se ter um número de “celular”. Super ultra cool. A florizinha foi regada e foi regada, mas até que colocaram veneno no seu abudo. O MSN avassalou o mundo virtual e tomou conta. Interatividade total, depois com vídeo, com emoticons, com tudo que tínhamos direito.

- A Era do Orkut – Depois vem essa possibilidade mais estática. A interação direta e rápida de antes estava meio sem graça ou não suficiente. O orkut trouxe a possibilidade de juntar distancias em tempo não real, trocar informações, conhecer pessoas, debater sobre assuntos, ver fotos de parentes. Nossa...foi um dos primeiros passos para a vida virtual estática constante. Paralelamente os mundos virtuais mais interativos, tridimensionais, como o Second Life, corriam paralelamente, mas ainda muito em um âmbito “geek”. Com o tempo muito do Real transpassou pro Virtual – normal – e O Orkut, invaido pelos brasileiros, entrou na rota do crime e da perversão. Palco perfeito para todas as parafilias, em uma retirada de um superego social nunca vista antes. Um faroeste digital, que será sempre lembrado como o período da farra, que teve (espero) um fim.

- A Era dos Blogs, Flogs, Trogls, Plabs, e o narcisismo humano recebeu seu primeiro adubo. Falar de sí, mostrar seu trabalho, colocar seus pensamentos. Todos tiveram a oportunidade de se exibir mais e fazer o que quiser. A criatividade humana foi instigada bastante, não limitando mais aos meios tradicionais. Todos

- A Era do Facebook (ainda rolando) – Como o Orkut virou faroeste bang bang, com seus fakes e suas características peculiares. Muitos se refugiaram no então Facebook, não tão interativo coletivamente, mas em uma forma mais de vitrine. Você interaje com tudo e com todos, mas se exibindo ou falando de você. Fala o que pensa, faz testes sobre você, informa a todos sobre o seu narcisismo. Os demais brincam e se divertem com isso também. É uma troca narcísica de massagem de egos. Pura diversão!!!!

- A Era do Twitter - Os mais “cools” e “geeks” bombam no Twitter, que agora também virou “Celebridade”. Sim, toda celebridade antenada tem que estar Twittando o tempo todo. Uns até demais. Já temos fakes, que divertem esse ambiente ainda seguro e divertido. Os humoristas fazem a festa e ler durante o dia é como ter acesso a piadas curtas para alegrar o seu dia. Este ainda faz a diversão dos funcionários de empresas, pois é mais rápido que o Orkut, menos trabalhoso que o Facebook, e nao está barrado, como o Orkut e o MSN. “Interaja com algumas celebridades e esteja por dentro das fofocas e coisas interessantes”. Essa é a proposta simples e do momento.

- A Era do Youtube - Não podemos esquecer do Youtube, que há tempos resiste e mostrou as previsões de que a TV do futuro será virtual. Muito ainda temos a desenvolver, mas esse é o caminho. É também a prova da pulsão humana de curiosidade, sobre o Outro. É a mola que impulsiona os reality tvs. Todo mundo tem que se mostrar e ser visto. Nossas pulsões mais escópicas precisam ser satisfeitas, além das narcísicas. É claro que aparece de “tudo”, tanto bom, quanto ruim...

Essa oportunidade, nos remota a outras postagens postagens sobre televisão e psicologia, e relembramos que “pra ser produto, tem que ter Ego”. Talento, bom senso e algumas outras características perderam alguns parâmetros. Coisas que antes eram cafonas, viram modernas da noite para o dia. O cool de ontem é o over de amanhã. O in de ontem é  out hoje. Rápido demais.

Continuemos observando, interagindo, contribuindo, criticando, melhorando, controlando e curtindo esa fase histórica, que daqui a alguns séculos será uma das matérias interessantes de história, como lêmos muito nos nossos tempos de escola.

Eduardo J. S. Honorato e Denise Deschamps.

0 comentários:

Postar um comentário

Escreva o que quiser, mas lembre-se que não sou um vaso sanitário :)

  ©Inconsciente Aberto - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo