Tecnologia do Blogger.

28/06/2010

Colírios da Capricho: Paquitas da modernidade...

Acessei o twitter ontem à noite, como de costume, para conversar com alguns amigos, saber noticias, encontrar links interessantes, e me deparei com uma uma timeline repleta de informações sobre o tal Reality Show que estrearia naquela noite.

Já tinha me pronunciado sobre esses tais “colírios” como as “paquitas” da geração atual. Isso pq na minha época toda adolescente queria ser uma das auxiliares da Rainha (do #mimimi) Xuxa e nos dias de hoje os rapazes parecem brigar com unhas e dentes por uma dessas vagas disponíveis.

Resumidamente, Vida de Garoto é um blog ou parte da Revista Capricho onde 3 meninos adolescentes escrevem e encantam as leitoras da revista, menininhas pré-dolescentes. Sucesso fácil, com público-alvo bem definido.


Aí, li um tweet de uma pessoa que respeito muito, seja pelo conhecimento acumulado, seja pelo pioneirismo na cibercultura brasileira: Rosana Hermann (do Querido Leitor). Segue a transcrição:

“Os #coliriocapricho (S) são lindinhos. Mas me corta o <3 pensar q daqui a 10 anos, dois ou três vão estar comendo pilha...

Foi aí que me caiu a ficha. Era o primeiro Tweet não tietagem que lia sobre o assunto e que me fez refletir um pouco mais. Achei que era hora de ligar a Tv e ver o que era realmente esse programa. Foi aí que levei certo susto, e enviei alguns tweets com minhas impressões.

O formato me lembrou o “Brazil’s Next Top Model”, na sua versão masculina teen. Nada contra o estilo. Até assisti a primeira edição do outro reality, pois uma colega estava competindo. A questão que mais me chamou atenção foi o fato dos tais colírios serem MENORES DE IDADE.

E isso tem toda uma implicação LEGAL (Leia-se ECA) quanto a imagem, exposição a situações de risco, sensualidade, etc etc etc.

Pq se qualquer programa colocar uma adolescente de calcinha, semi-nua ou em atos supostamente sensuais, os Juizados de menores entram imediatamente em ação. Claro! 

E quando forem estes MENINOS, adolescentes, alguns até com aparência infantil? Alguém está de olho?

Achei a apresentação dos candidatos muito “sensualizada”, de certa forma, incompatível para a idade. Não distante disso está o horário de exibição: 22h00. 

Não vou adentar no mérito do pq seria essa exposição precoce ou luta exacerbada pela fama,  prejudicial ao desenvolvimento destes, pois comentei em outros posts nesse e em outros locais. Exemplos temos pra dar e vender, desde o Sr Pilha, como mencionou a Rosana, até os mais internacionais, como Amy Winehouse e Michael Jackson.

A questão é: estes MENINOS serão tratados como adolescentes, ou jovens adultos? Fica aqui um alerta!!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Escreva o que quiser, mas lembre-se que não sou um vaso sanitário :)

  ©Inconsciente Aberto - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo