Tecnologia do Blogger.

02/08/2009

Medo da Televisão,


Medo da Televisão,

Estava eu twittando e me divertindo entre o No Limite e A Fazenda. Os comentários online estavam mais interessantes do que os próprios programas.

Ao mudar, um psiquiatra renomado falava sobre Esquizofrenia na Band. Me assustei com a maneira como ele desdenhou dos tratamentos psicológicos empregados nos dias de hoje, dando plena ênfase a medicação de pacientes.

Chegou a mencionar pesquisas com medicamentos para tratamentos de PREVENÇAO de psicose, dando forte ênfase a genética. Os dados do DSM não são conclusivos sobre essas questões genéticas e informar pesquisas inconclusivas a população é um pouco arriscado. A quantidade de pessoas que irão buscar profissionais, acreditando que devem tomar medicação antecipadamente, é preocupante.

Apesar disso, ele corrigiu bravamente um erro teórico dos comentaristas, em uma confusão teórica sobre Psicose, Esquizofrenia e Psicopatia, provavelmente influenciados pelo livo “Mentes Perigosas” da Dra Ana Beatriz (excelente livro, por sinal)

Fiquei encucado como colocou a Ritalina como remédio mágico para os pais. Já estou prevendo que durante a semana, os consultórios estarão lotados de pais pedindo medicação. Falou-se muito do remério, mas poudo do transtorno. Complicado isso....

De qualquer forma, a aqueles que acreditam que devam buscar medicação para prevenção de psicose, deixo o vídeo abaixo, bastante difundido no meio acadêmico.

Psicofármacos são muito necessários e devem ser acompanhados pelos psiquiatras, mas em uma maneira de tratamento, e não de prevenção. Sou totalmente a favor de seu uso, desde que acompanhado por um psiquiatra sério, e com contato constante, e não aleatóriamente e preventivamente.



video

0 comentários:

Postar um comentário

Escreva o que quiser, mas lembre-se que não sou um vaso sanitário :)

  ©Inconsciente Aberto - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo